Você sabe o que é PROJEÇÃO, FIXAÇÃO E SILAGEM?

Sempre que conheço um novo perfume e me deparo com uma nova experiência olfativa, fico com aquelas dúvidas sobre fixação, projeção ou silagem. Você sabe o que são?

Comecemos com mais comum de todas: O QUE É FIXAÇÃO?
Fixação é o ato de fixar-se, ou seja, a fixação de um perfume é após a aplicação, quando a fragrância se mantém ativa na pele e permanece intensa ou suave. Alguns possíveis fatores que influenciam na fixação de um perfume são: tipo de fragrância, tipo de pele, sudorese, clima, tempo, armazenamento do perfume e reformulação.

TIPO DE FRAGRÂNCIA:

A fixação está diretamente relacionada às notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, e depende também da porcentagem de aplicação da essência na fragrância. Quanto maior a concentração, maior a fixação. É aí que entra a diferença entre perfumes Eau de Toilette (EDT), Eau de Parfum (EDP), Eau de Cologne (EDC), Parfum e body splashs.

TIPO DE PELE:
Para quem tem pele mais oleosa, o perfume adere melhor e tende a deixar mais intensa a fragrância. Já em pele secas o ideal é sempre hidratar a pele antes de usar seu perfume. Vale usar cosmético da mesma marca ou mesma família olfativa para melhorar a capacidade de de reter o cheiro.

SUDORESE:
O perfume é exalado na medida em que a pele respira, portanto, quanto maior a transpiração, menor será a fixação da fragrância.

CLIMA/TEMPO:
Quanto mais quente o clima, maior é a evolução das notas, por consequência, menor a fixação do perfume.

ARMAZENAMENTO DO PERFUME:
O ideal é manter o perfume guardado em sua caixa, longe da exposição de luz e calor. A tendência é a fragrância evaporar em temperaturas mais altas e cristalizar em temperaturas muito baixas. Outro fator que pode acontecer é a oxidação do perfume, se não seguidas as orientações corretas de armazenamento, quando o perfume oxida tende a ter seu cheiro modificado devido a quebra das moléculas.

REFORMULAÇÃO:
As marcas de tempos em tempos atualizam sua fragrâncias por inúmeros motivos, sendo alguns deles: modernização da fragrância, motivos econômicos ou legais, trocas de ingredientes por serem de difícil extração ou novas regulamentações de segurança. Com isso afetam direta ou indiretamente sua fixação e desempenho.

São tantos fatores que caracterizam a fixação, que ao conhecermos esses aspectos podemos escolher um perfume que mais se adeque a cada um. Outro ponto, muito importante é a PROJEÇÃO e a SILAGEM, falaremos no próximo tópico.

O QUE É PROJEÇÃO E SILAGEM?
Projeção é o quanto um perfume exala e pode ser sentido por outros à sua volta. Perfume de baixa projeção é rente à pele e só pode ser sentido por alguém com quem você esteja em mais próximo. Silagem é quase isso, mas está mais relacionado ao rastro que ele deixa no ar, ou seja, você já foi embora e o perfume permanece por onde você passou. Os dois termos andam a lado a lado, mas se diferem em desempenho.

Estes três aspectos que mais se destacam no desempenho de cada perfume! Vale ressaltar que a fixação pode apresentar mais outras variações, exemplos: uso de remédios contínuos ou até hábitos alimentares influenciam na duração da fragrância, além modificarem a projeção e silagem também.

2 comentários em “Você sabe o que é PROJEÇÃO, FIXAÇÃO E SILAGEM?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *